Alvaro Bezerra de Mello

ÁLVARO BEZERRA DE MELLO – CADEIRA 09

Álvaro Bezerra de Mello (Pernambuco, 09 de agosto de 1931 – Teresópolis, 24 de dezembro de 2010) foi um economista, empresário e um dos maiores hoteleiros do Brasil.

Álvaro Bezerra de Mello concluiu seus estudos fundamentais no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Depois, estudou na Phillips Exeter Academy em Exeter, N.H. e na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos, onde ele se formou em Economia em 1954.

Dono de um carisma contagiante, iniciou sua carreira no Grupo Othon em 1954, trabalhando na área têxtil. Ocupou vários cargos nos negócios da família, incluindo a posição de diretor-executivo de um dos hotéis da Rede Othon, onde ele atuou por mais de 40 anos. Sua projeção dentro da empresa foi tamanha que poucos anos depois, logo em 1960, passou para a área hoteleira do grupo, sendo nomeado diretor executivo e, posteriormente, presidente da Rede Othon, então maior rede hoteleira do país.

Fruto de sua iniciativa e grande esforço pessoal, ergueu nas praias de Copacabana o Rio Othon Palace, e também o Belo Horizonte Othon Palace e o Bahia Othon Palace, portentosos empreendimentos hoteleiros que se tornaram marcos na hotelaria destas cidades.

Conhecido como “Embaixador do Turismo“, foi presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e membro do Conselho Nacional do Turismo (CNT). integrou diversas entidades de classe, como a SATO, que presidiu entre 1965 e 74, e a AHT, que presidiu de 1994 a 97, a presidência da ABIH-RJ e por último a presidência da ABIH Nacional.

Em 2002 recebeu o Grand Prix Prêmio Caio.

Em 2006 foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo o Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 09.

Em 2006, tomando posse como Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 09 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Em 2005, recebendo o Grand Prix Prêmio Caio