Jose Estevao Cocco

JOSÉ ESTEVÃO COCCO – CADEIRA 29

DATA DE POSSE: 07 de julho de 2014

José Estevão Cocco (23 de fevereiro de 1942, São Paulo) é Presidente da J.Cocco Sport Marketing e da J.Cocco Comunicação e Marketing.

É presidente da AbraEsporte – Academia Brasileira de Marketing Esportivo, e titular da Cadeira 08 da Academia Brasileira de Marketing.

Um dos pioneiros do Marketing Esportivo no Brasil, é idealizador e presidente do Projeto Pro2014.

Iniciou em propaganda em 1958, na agência J.W.Thompson, onde vivenciou todo o desenrolar da Comunicação de Marketing no Brasil, atendendo grandes e importantes clientes e anunciantes.

Na década de 70, sentindo necessidade de uma atividade de comunicação e promoção diferenciada da tradicional e ortodoxa, criou a agência NovoCiclo de Propaganda e Promoções, mais voltada para a área promocional e incentivadora do uso dos produtos, sem esquecer-se da comunicação institucional e de marca.

Cocco sempre entendeu que incentivar o uso dos produtos é estimular a prática em todas as suas manifestações: esporte, lazer, brinquedo, manutenção física, competição, etc. aí começava o Marketing Esportivo Consciente e de Resultado no Brasil.

A NovoCiclo marcou época, servindo de parâmetro e benchmark para outras agências e atividades esportivas. Saiu daí os grandes eventos esportivos de ciclismo (e outros) como Passeio Ciclístico da Primavera no Brasil e vários outros países, passeio nacional realizado na primavera em centenas de municípios simultaneamente. Grandes eventos de competição, profissionais e populares, envolvendo milhares de municípios. Provas em etapas, como São Paulo-Brasília, Voltas do Estado, Internacional 9 de Julho e São Paulo-Rio.

Lançamento e implementação do Bicicross

Foi diretor de Marketing da Federação Paulista de Ciclismo e da Confederação Brasileira de Ciclismo. Foi responsável por memoráveis lançamentos, como a criação e coordenação de campanhas de propaganda e promoção: Não Esqueça da Minha Caloi, eleita como uma das campanhas inesquecíveis pela editora M&M, Caloi 10, Caloi Ceci, Caloi Cross, Caloi Barraforte. É detentor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

Em virtude da expertise e know-how em criação, implementação e realização de eventos de porte, em 1980 foi convidado por Carlos Arthur Nuzman, então presidente da Confederação Brasileira de Volleyball, para coordenar o marketing do voleibol no Brasil. Grande sucesso de planejamento, realização e resultados, o Vôlei Brasileiro se sagrou o segundo esporte no Brasil. José Cocco foi o responsável por todo o planejamento, propaganda, promoções e eventos que fizeram o vôlei explodir na preferência dos brasileiros e patrocinadores.

Realizou o famoso Brasil x União Soviética no Estádio do Maracanã,  ainda hoje recorde de público em esporte amador no Brasil: 95 mil pessoas. Posteriormente também foram realizados eventos similares no Estádio do Morumbi e Estádio Rei Pelé, em Salvador. Sempre pautado pelas regras e princípios do Marketing, o case Voleibol Brasil se tornou o mais memorável do Brasil em Marketing Esportivo, com uma marca cobiçada, atraente e encantadora.

Juntamente com Luciano do Valle e José Francisco Leal, fundou a Promoação, criou e conceituou o Show do Esporte e o Verão Vivo da Band entre outros eventos memoráveis.

Em seu currículo, tem ainda grandes cases de basquete, kart, hóquei sobre patins, automobilismo, futebol, tênis, campeonatos colegiais e infinidade de promoções e eventos.

Idealizou e executou programas como Mulheres que Fazem o Brasil Brilhar, com patrocínio Bombril para 72 atletas de ponta, SuperCopa CompreBem e SuperCopa Sendas, atendendo mais de 150 mil garotos, e Copa Coca-Cola, simultaneamente em 20 capitais brasileiras.

É fundador do curso Gestão do Esporte na Trevisan. Realizador e organizador de vários grandes seminários e fóruns sobre marketing esportivo. É autor do sistema Ranking Sport Marketing para adequação de patrocínios e investimentos esportivos.

Em 2014 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 29 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tomou posse em 07 de julho de 2014, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em cerimônia prestigiada com a presença do ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

É co-autor do livro Marketing Esportivo ao Vivo e várias outras publicações, artigos, aulas e palestras. Presta atendimento e consultoria para diversas cidades e prefeituras. É palestrante de inúmeros cursos, congressos e seminários.

Cerimônia de Posse

José Estevão Cocco tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2014, pelas mãos de Bruno Antonio Caloi Jr,  filho de Bruno Caloi, Patrono da Cadeira nº 29.  A cerimônia foi prestigiada com a presença do ex-Presidente da República Fernando Cardoso.