Magdala Castro2

MAGDALA CASTRO – CADEIRA 07

A Cadeira nº 07 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Chieko Aoki, Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 07, que indicou Magdala Castro como Patrona da Cadeira.

Magdala Castro nasceu em Niterói (RJ) e se graduou em Ciências Econômicas. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Relações Públicas, Vendas, Publicidade e Marketing, e Administração Hoteleira na Cornell University (EUA).

Presidente da Equipotel Feiras, Edições e Promoções, foi figura de destaque nos meios turísticos do País.

Iniciou sua carreira profissional na década de 50, nos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (hoje Varig) e, posteriormente, no departamento comercial das Rádios Mayrink Veiga e Mundial, onde teve seus primeiros contatos com a publicidade, de que se tornou entusiasta.

Esse entusiasmo levou-a a fundar sua própria agência, responsável pelo lançamento do Hotel Trocadero, da cadeia Othon no Rio, em 1958. Vem daí o seu primeiro contato com a hotelaria, que a levou a lançar a revista Othonews – house-organ daquela rede que viria a transformar-se, a partir do seu terceiro número, na revista Hotelnews.

A partir daí, Magdala dedicou-se de corpo e alma à hotelaria, acompanhando e colaborando estreitamente com a realização dos congressos e convenções da classe, apoiando e divulgando todas as suas iniciativas na revista e, mais tarde, criando a Equipotel – feira anual da maior importância para o setor hoteleiro, que fomenta o desenvolvimento e aprimoramento dos nossos hotéis, restaurantes e afins, mostrando a cada ano, com maior brilho, os novos e modernos equipamentos e produtos para o ramo.

Sempre se cercou da família em sua empresa, em que suas quatro filhas são sócias – duas das quais em cargos de direção, com tanta responsabilidade e competência que há poucos anos Magdala pôde se aposentar totalmente.

Em 2018 ganhou uma biografia, escrita por escrita por Ines Garçoni e Simoni Goldberg: “Magdala – Intuição e talento na hotelaria brasileira”.