Marisa Canton

ANTONIA MARISA CANTON – CADEIRA 18

DATA DE POSSE: 17 de fevereiro de 2006

Antonia Marisa Canton (11 de setembro de 1942) é a primeira Doutora em Eventos do Brasil.

Graduada em Turismo (1974) pela Universidade Anhembi Morumbi, com Mestrado em Ciências da Comunicação (1986) pela USP – Universidade de São Paulo, e Doutora em Ciências da Comunicação- ênfase em Turismo, Lazer e Eventos, pela ECA/USP. Possui ainda Especialização em Administração Hoteleira (1974) pelo Senac e Especialização em Planejamento Turístico pela Universidade de Málaga, na Espanha, além dos cursos de aperfeiçoamento em High Tech Metodo in Education (1997) e High Tecnology Methods in Education Course (1998), ambos pela State University of New York.

Iniciou sua trajetória profissional no Turismo em 1974 como assessora na Secretaria de Turismo e Fomento da Cidade de São Paulo.

Em 1975 passa a integrar o corpo docente da Faculdade Anhembi de Turismo, atual Universidade Anhembi Morumbi, como Coordenadora do Curso de Pós-Graudação Lato Sensu de Administração de Hotéis e Similares. Marisa Canton permaneceu como docente da Universidade Anhembi Morumbi até 2003.

Entre 1977 e 1978 é Coordenadora do Programa de Atendimento à Pequena e Média Empresa Hoteleira do Interior do Estado de São Paulo do Senac – Serviço Nacional do Comércio. Retorna para a instituição como docente em 1991, mantendo vínculos com a instituição como educadora até 2006.

De 1978 à 1980 foi Coordenadora do Centro de Documentação e Informações Turísticas da Paulistur – Empresa de Turismo da Cidade de São Paulo. De 1983 à 1985 atuou no corpo técnico do São Paulo Convention Bureau. Em 1985 foi para a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo.

Em 1989 funda a Canton Eventos e Cultura, empresa organizadora de congressos e eventos corporativos. Entre outros cases de sucesso, através da Canton Eventos, foi a organizadora da segunda edição da segunda edição do Prêmio Caio, realizada no ano de 2001, em São Paulo.

De 1992 à 1994 integra os quadros da Universidade de São Paulo como Coordenadora de Cursos realizados pela Escola de Futuro da USP.

Desde 1998 integra o corpo docente da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, onde atualmente leciona nas disciplinas de Gestão de Eventos e Gestão de Empreendimentos Turísticos nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e cursos especiais para executivos na EAESP.

Entre 1998 e 2002 foi Professora Convidada da Universidade do Vale do Itajaí, em cursos de Graduação e Mestrado. De 2001 à 2002 foi professora de Pós-Graduação da disciplina Os Eventos no Contexto do Turismo e da Hotelaria, no Centro Hispânico Brasileiro de Cultura.

Em 2002 foi homenageada pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio com uma Menção Honrosa na categoria MÉRITO ACADÊMICO, como Primeira Doutora em Eventos do Brasil.

Em 2006, ao lado de nomes como Chieko Aoki, Roosevelt Hamam, Paulo Gaudenzi, Rafael Gagliardi, entre outros, participa da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ocupando a Cadeira número 18.

Em sua homenagem, em 2009 a PUC Goiás – Pontifícia Universidade Católica criou o Prêmio CANTON, oferecido anualmente ao Melhor TCC defendido pelos formandos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos.

Já ocupou a Presidência da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (2010-2011) e o cargo de Diretora Secretária (2014/2016).

RECONHECIMENTO

Cadeira Prêmio do Magistério Público, Instituto de Educação Caetano de Campos (1961);
X Trófeu Mulher Influente, Jornal MG Turismo (2006);
Prêmio JOANA PALHARES (2012), promovido pelos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, em parceria com a Fundação Cesgranrio, Shopping Rio Sul e Site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux;
Prêmio MULHER EM DESTAQUE, em Eventos e Congressos e Exposição Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos Corporativos – EXPOsystems (2012).

2006 – Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Antônia Marisa Canton na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

2011 – Mérito Acadêmico Walfrido dos Mares Guia

Entre outras ações, como Presidente da ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO (2010-2011), Marisa Canton liderou a entrega do primeira outorga do MÉRITO ACADÊMICO, ao ex-Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia

2014 – Homenagem à Fernando Henrique Cardoso

Marisa Canton durante homenagem ao ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

2002 – Menção Honrosa do Prêmio Caio por MÉRITO ACADÊMICO

Marisa Canton recebe o Jacaré de Ouro de MENÇÃO HONROSA POR MÉRITO ACADÊMICO, outorgado pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio, como Primeira Doutora em Eventos do Brasil

Prêmio Canton

Em 2009 a PUC Goiás – Pontifícia Universidade Católica criou o Prêmio CANTON, oferecido anualmente ao Melhor TCC defendido pelos formandos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos.

2012 – Prêmio Joana Palhares

Ao lado de outras personalidades do turismo Nacional, recebendo a homenagem promovida pelos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, em parceria com a Fundação Cesgranrio, Shopping Rio Sul e Site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux.