ACADÊMICOS

JOSÉ ESTEVÃO COCCO - Cadeira 29

Presidente da J.Cocco Sport Marketing
Presidente da J.Cocco Comunicação e Marketing
Presidente da ABRAESPORTE – Academia Brasileira de Marketing Esportivo
Membro da Academia Brasileira de Marketing, titular da cadeira 8, Marketing Esportivo
Idealizador e Presidente do Projeto Pro2014 (r)

Um dos pioneiros do Marketing Esportivo no Brasil. Co-autor do livro Marketing Esportivo ao Vivo e várias outras publicações, artigos, aulas e palestras.
Iniciou em Propaganda em 1958 na agência J.W.Thompson a partir de quando vivenciou todo o desenrolar da Comunicação de Marketing no Brasil, atendendo grandes e importantes clientes e anunciantes.
Na década de 70, sentindo necessidade de uma atividade de comunicação e promoção diferenciada da tradicional e ortodoxa, criou a agência NovoCiclo de Propaganda e Promoções. Mais voltada para a área promocional e incentivadora do uso dos produtos, sem esquecer-se da comunicação institucional e de marca.
Cocco sempre entendeu que incentivar o uso dos produtos é estimular a prática em todas as suas manifestações: esporte, lazer, brinquedo, manutenção física, competição...
Aí começava o Marketing Esportivo Consciente e de Resultado no Brasil.
A Novociclo marcou época, servindo de parâmetro e benchmark para outras agências e atividades esportivas.
Saiu daí os grandes eventos esportivos de ciclismo (e outros) como Passeio Ciclístico da Primavera no Brasil e vários outros países. Passeio Nacional da Primavera em centenas de municípios simultaneamente. Grandes eventos de competição, profissionais e populares, envolvendo milhares de municípios. Provas em etapas, como São Paulo-Brasília, Voltas do Estado, Internacional 9 de Julho, São Paulo Rio. Lançamento e implementação do Bicicross...
Foi diretor de Marketing da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo.
Responsável por memoráveis lançamentos com a criação e coordenação de campanhas de propaganda e promoção: Não Esqueça da Minha Caloi (eleita como uma das campanhas inesquecíveis pela editora M&M), Caloi 10, Caloi Ceci, Caloi Cross, Caloi Barraforte.
Detentor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais.
Em virtude da expertise e know-how em criação, implementação e realização de eventos de porte, em 1980, foi convidado por Carlos Arthur Nuzman, então presidente da Confederação Brasileira de Volleyball para coordenar o marketing do voleibol no Brasil.
Grande sucesso de planejamento, realização e resultados, o Vôlei Brasileiro se sagrou o segundo esporte no Brasil.
José Cocco foi o responsável por todo o planejamento, propaganda, promoções e eventos que fizeram o vôlei explodir na preferência dos brasileiros e patrocinadores.
Realizou o famoso (e ainda recorde de público em esporte amador no Brasil: 95.000 pessoas) Brasil x União Soviética no Estádio do Maracanã. Posteriormente também foram realizados eventos no Estádio do Morumbi e Estádio Rei Pelé em Salvador.
Sempre pautado pelas regras e princípios do Marketing, o case Voleibol Brasil se tornou o mais memorável do Brasil em Marketing Esportivo, com uma marca cobiçada, atraente e encantadora.
Juntamente com Luciano do Valle e José Francisco Leal, fundou a Promoação, criou e conceituou o Show do Esporte e o Verão Vivo da Band entre outros eventos memoráveis.
Tem, ainda, grandes cases de basquete, kart, hóquei sobre patins, automobilismo, futebol, tênis, campeonatos colegiais e infinidade de promoções e eventos.
Programas como Mulheres que Fazem o Brasil Brilhar, com patrocínio Bombril para 72 atletas de ponta, SuperCopa CompreBem e SuperCopa Sendas, atendendo mais de 150.000 garotos, Copa Coca-Cola, simultâneamente em 20 capitais brasileiras.
Atendimento e consultoria para diversas cidades e prefeituras.
Palestrante de inúmeros cursos, congressos e seminários. Fundador do curso Gestão do Esporte na Trevisan.
Realizador e organizador de vários grandes seminários e fóruns sobre marketing esportivo.
Autor do sistema Ranking Sport Marketing para adequação de patrocínios e investimentos esportivos.
Além da J.Cocco Sport Marketing, é diretor presidente da J.Cocco Associados, Propaganda e Promoções onde atende grandes e importantes clientes.



DOCUMENTOS/CLIPPING
Download+ Download