NOTÍCIAS

Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados - 2ª Oficina VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Data: 2015

Aprimoramento do mercado de Feiras será discutido em São Paulo

Academia Brasileira de Eventos e Turismo organiza Oficina para empresas e universidades, no próximo dia 01 de abril

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realiza, no próximo dia 01 de abril, a Oficina“Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados”, para discutir estratégias para o aprimoramento, crescimento e qualificação para o mercado de Feiras. O encontro será na ESPM e é voltado a todo o universo acadêmico e empresarial, associações de classe,docentes e alunos interessados.
O programa terá cinco painéis, que irão discutir a gestão estratégica das feiras, desde a organização até a comercialização; estratégias de segmentação das feiras; ferramentas para promoção e valorização das feiras; hospitalidade; cerimonial e protocolo, com a participação de docentes de cinco universidades – FGV, Anhembi Morumbi, ESPM, Senac e FAAP, além
de debatedores que compõem a direção de empresas e entidades como APAS – Associação Paulista de Supermercados, Francal, Couromoda, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e cerimonialistas.
“É uma oportunidade ímpar para que empresas, universidades e alunos troquem ideias e experiências. Um dos objetivos da Oficina é provocar novas reflexões e forma de relacionamento entre esses mercados”, afirma Marisa Canton, diretora da Canton Eventos e Diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Somente na cidade de São Paulo, o mercado de Feiras movimenta riquezas na ordem de R$16 bilhões por ano, de acordo com estudo recente da Ubrafe - União Brasileira das Feiras e Eventos. São 2.222 Feiras de Negócios realizadas a cada ano em todo o território nacional –foram 610 só no estado de São Paulo em 2014.
As Oficinas promovidas pela Academia fazem parte das estratégias do novo Projeto Educacional criado pela entidade, que visa a realização de estágios monitorados nacionais e internacionais a jovens estudantes. “A Academia tem tido a oportunidade de criar vínculos de qualidade entre os diferentes setores que compõem nossa sociedade: setor acadêmico, setor empresarial, e setor público, ligados ao Turismo e Eventos de nosso país, por meio do incentivo à discussão e engajamento entre esses setores, mostrando a possibilidade de um olhar e caminhos parceiros, com propostas inéditas e inovadoras para o bem comum”,
complementa Marisa.
A Oficina Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados” tem o apoio da Ubrafe e da ESPM – Escola Superior de Marketing e Turismo.
Iniciativa inédita no mundo, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 e surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de eventos e turismo e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.
Composta atualmente por 45 acadêmicos nacionais efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva deste setor da economia. Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado
desde 2013, oficialmente, todo dia 30 de abril, bem como a Biblioteca Nacional de Eventos, em vias de abertura. Outros detalhes: http://www.academiaeventosturismo.org.br

SERVIÇO

“Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados” – 2ª Oficina

Data : 01 de abril de 2015
Horário : das 14h00 às 18h30
Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Auditório Renato Castelo Branco
R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Informações e inscrições: oficina2@abevt.org.br ou (11) 3257-8570
Vagas limitadas

PROGRAMAÇÃO

Recepção e Credenciamento: 14h00 às 14h30
Abertura: 14h30 às 14h50
SERGIO MEDINA PASQUALIN - Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e demais instituições apoiadoras do evento.
Mesa 1 : das 15h00 às 15h30
“Gestão Estratégica das Feiras – da Organização à Comercialização”
Coordenação : Profa. Marisa Canton - Profa. das disciplinas Gestão de Eventos e Gestão do Turismo da EAESP-FGV
Convidado Debatedor: CARLOS CORREA – Diretor Superintendente da APAS –Associação Paulista de Supermercados

Mesa 2: das 15h30 às 16h00
“Estratégias de Segmentação das Feiras”
Coordenação: Profa. Silvia Valente – Coordenadora dos Cursos de Turismo e Curso
Superior de Tecnólogoem Eventos da Universidade Anhembi Morumbi – Curso de Turismo e Curso Superior de Tecnólogo em Eventos.
Convidado Debatedor: ABDALA JAMIL ABDALA – Presidente da FRANCAL

INTERVALO – das 16h00 às 16h15

Mesa 3 das 16h15 às 16h45
“Marketing ferramenta para Promoção e Valorização das Feiras”
Coordenação: Prof. Ismael Rocha – Diretor Acadêmico da Escola Superior de Propaganda e Marketing Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
Convidado Debatedor: FRANCISCO SANTOS – Presidente Grupo COUROMODA

Mesa 4 : das 16h45 às 17h15
“Hospitalidade, uma estratégia de diferenciação para Feiras /Exposições “
Coordenação: Prof. Fernando Estima – Pesquisador e Professor do Curso de Hotelaria,
Curso Superior de Tecnólogo em Eventos e de Pós Graduação em Eventos do Centro Universitário Senac: Curso de Hotelaria, Curso Superior de Tecnólogo em Eventos e de Pós Graduação em Eventos
Convidado Debatedor: BRUNO OMORI - Presidente da ABIH /SP Associação Brasileira da Industria de Hotéis de São Paulo

Mesa 5: das 17h15 às 17h45
“Cerimonial e Protocolo nas Feiras”
Coordenação: Profa. Yara Moraes – Professora de Eventos do Curso de Comunicação
Social da Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP Curso de Relações Publicas e Eventos
Convidados Debatedores: ANA JUSSARA e CARLOS TAKAHASHI - Cerimonialistas

17h45 às 18h00
Encerramento : SERGIO MEDINA PASQUALIN - Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e demais coordenadoras das Mesas.

Credenciamento de imprensa: camila@cbscom.jor.br ou pelos telefones (11) 4933-0655 /98478-3776.