Merito Academico - Armindo Dias

ARMINDO DIAS

O empresário português Armindo Dias (conselho de Ansião, distroto de Leria, Portugal, 27 de janeiro de 1932 – Campinas (SP), 20 de Maio de 2018), recebeu a comenda do Mérito Acadêmico no dia 21 de novembro de 2017, em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Chegou ao Brasil na década de 50, e atuou por 34 anos no ramo alimentício. Em 1964, escolheu a cidade de Campinas para fixar residência e fazer a vida, abrindo a Doces Campineira. Três décadas mais tarde, em 1992, a companhia tornou-se líder nacional do segmento de biscoitos com a marca Triunfo, gerando 2.400 empregos diretos.

Em 1997, aos 65 anos, Armindo Dias decide vender a Triunfo para uma multinacional.

Usou o capital obtido com a venda para investir em imóveis, concessionárias de automóveis e um hotel. Nascia assim o Grupo Arcel – combinação das letras iniciais de seu nome com o de sua mulher Célia.

Ainda em 1997 adquire o hotel Royal Palm Hotel & Racket Club, em Campinas. Com 125 apartamentos, instalada no entroncamento de importantes estradas na saída da cidade, a propriedade fora inaugurada sob a bandeira Holiday Inn. Esta lançada a pedra fundamental para a criação da rede Royal Palm Hotels & Resorts. As antigas instalações do hotel foram quase que totalmente demolidas e reconstruídas entre os anos de 1998 e 1999. Todas as áreas sociais da antiga propriedade, lobby, restaurante, bares, áreas de lazer e salas de convenções, foram colocadas abaixo assim que as novas foram inauguradas. Nascia o primeiro resort 5 estrelas do interior de São Paulo, com foco em eventos.

Desde sua re-inauguração em 1999, o Royal Palm Plaza Resort continuou sendo expandido, até ocupar completamente o terreno da propriedade original. Para continuar a crescer, foi necessário comprar a quadra atrás do hotel para continuar sua transformação.

Em 2002 inaugura em Campinas o Royal Palm Tower Carlos Gomes,  o primeiro hotel upper midscale da rede.

Em 2005 começa a expansão da rede dentro do complexo do resort, com a inauguração Casa de Campo, um complexo para eventos. Em 2009 é lançado o The Palms, hotel boutique dentro do complexo.

No dia 11 de maio de 2015 lançou a pedra fundamental do Royal Palm Hall, um complexo para eventos com cerca de 55 mil m² de área construída, com um ballroom de 4.500 m², auditório para 4.500 pessoas, salão para shows para até 9.000 pessoas e dois hotéis de diferentes categorias. O empreendimento foi inaugurado em 18 de maio de 2017.

Em setembro de 2015, o jornalista Elias Awad lançou a biografia “Armindo Dias – Uma vida de dedicação a Deus, à família e ao trabalho“.

Em 2016 inaugura o Royal Palm Tower Indaiatuba, primeiro hotel da rede fora da cidade de Campinas. Em 2018 a rede inaugura o Royal Palm Tower Anhanguera, hotel upper midscale, e em 2019 o Hotel Contemporâneo, de padrão econômico, ambos no complexo do Royal Palm Hall.