Merito-Academico-Fernando-Henrique-Cardoso

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

O ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso recebeu a comenda do Mérito Acadêmico no dia 07 de julho de 2014, em cerimônia realizada no Expo Center Norte.

Fernando Henrique Cardoso é sociólogo, cientista político, filósofo, professor universitário, escritor e político brasileiro.
Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), lecionou também no exterior, notadamente na Universidade de Paris .
Foi funcionário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), membro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), senador da República (1983 a 1992), ministro das Relações Exteriores (1992),ministro da Fazenda (1993 e 1994) e o 1° presidente do Brasil a ser eleito para 2 mandatos consecutivos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). É comumente referido pelo acrônimo de seu nome completo FHC.
Graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Fernando Henrique Cardoso desenvolveu importante carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito pela revista Foreign Policy como o 11º pensador global mais importante em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debate sobre a política antidrogas. É co-fundador, filiado e presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Atualmente, Fernando Henrique Cardoso preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) fundado por ele em 2004 e participa de diversos conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Brown University e United Nations Foundation. Ocupa também a cadeira n° 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 27 de junho de 2013, com a morte do jornalista João de Scantimburgo.

07/07/2014 – HONRA AO MÉRITO

Escolhido como o grande homenageado da cerimônia, Fernando Henrique Cardoso receberá a Medalha do Mérito Acadêmico por ter sido o primeiro Presidente da República a colocar o setor de turismo como Ministério. Além de receber a homenagem, Fernando Henrique Cardoso irá fazer uma palestra para os convidados. Após a sua apresentação, a Academia irá entregar mais de 200 livros do setor de Eventos e Turismo como doação para a Biblioteca do Instituto FHC.