image

AGUARDANDO ELEIÇÃO – CADEIRA 04

DATA DE POSSE: 17 de fevereiro de 2006

João De Simone Soderini Ferracciú (Capivari/ SP, 05 de junho de 1937) é conferencista internacional, considerado o Pai da Promoção no Brasil.

Foi jogador de futebol profissional, atuando pelo Palmeiras  de 1957 à 1959, do qual tornou-se dirigente, ocupando o cargo de Diretor de Planejamento do clube de 1971 à 1975.

Em 1964 concluiu o curso de Propaganda na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e em 1965 o de Marketing na Fundação Brasileira de Marketing. Em 1969 frequentou nos Estados Unidos o Chrysler Institute, tendo feito lá o Business Administration.

Pioneiro nas atividades de Marketing Promocional no Brasil foi o principal executivo de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda J.Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978 para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

Em 2006, foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 04. Também é membro da Academia Brasileira de Marketing.

É fundador e primeiro presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional. Foi um dos elaboradores e principal redator dos Estatutos e do Código de Ética do Marketing Promocional no Brasil.

Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. É Conselheiro Vitalício da Ampro.

Colecionador de prêmios, João De Simone recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua trajetória:

  • Empresário de Promoção do Ano do Prêmio Colunistas nos anos de 1986 e 1987;

  • Profissional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, em1988;

  • Em 1993 recebeu o Prêmio Caboré na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda & Marketing;

  • III Prêmio de Contribuição Profissional, pela APP – Associação de Profissionais de Propaganda em 1999;

  • Em 1999 é homenageado pelo Prêmio Caboré como uma das 10 Mais Importantes Personalidades da Indústria da Comunicação de Marketing nos últimos 25 Anos;

  • Em 2001 é homenageado por sua cidade natal com o Título de Cidadão Capivariano do Século 20;

  • Em 2003 volta a ser reconhecido pelo Prêmio Caboré como uma das 25 personalidades que fizeram a história da propaganda no Brasil, no período de 1978 a 2003;

  • Em 2004 foi eleito Grand Prix Prêmio Caio;

  • Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni Mentor;

  • Em 2006 recebe o título de Personalidade de Ouro dos 50 Anos da ADVB;

Foi ainda condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com a Medalha de Mérito Profissional.

É autor do livro Promoção de vendas – 40 anos de teoria e prática, publicado originalmente em 1999, convertido 2007 para o título Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas, pela Makron Books, e co-autor da obra Gestão de Marketing, pela FGV.

2006 – Cerimônia de Posse

João De Simone tomou posse na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, pelas mãos de Abelardo Figueiredo, Patrono da Cadeira nº 04

GALERIA DE FOTOS