Lourenço Mazzuca2

LOURENÇO ANGELO MAZZUCCA – CADEIRA 03

A Cadeira nº 03 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Roosevelt Hamam, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 04, que indicou Lourenço Mazzucca como Patrono da Cadeira.

Homem pequeno, franzino, mas dotado de uma mente vivaz e de uma memória de quem muito viveu e cujas experiências merecem ser lembradas, Lourenço Ângelo Mazzucca foi tesoureiro, vice-presidente e presidente por duas gestões da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos (1987-1991).

Sua gestão à frente da ABEOC Brasil foi marcada pela luta contra as entidades que realizavam congressos sem o concurso de OPCs – Organizadores Profissionais de Congressos. Batalhou pela regulamentação da profissão, até que em 1984 o Presidente da República em exercício Aureliano Chaves, assinou o Decreto 89.707, determinando que nenhum congresso poderia ser realizado no Brasil sem o concurso de um OPC.

Enquanto Presidente da ABEOC Brasil, além de diversos Congressos Nacionais da entidade, sempre em Estados diferentes, liderou a realização do 4o Congresso Latino-Americano de Organizadores de Eventos, no Rio de Janeiro.

Foi um dos fundadores da COCAL – Confederação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, ocupando a 1a Vice-Presidência da primeira diretoria da entidade, de 1985 à 1986, tendo como presidente o argentino Jorge CastexAcadêmico Correspondente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Na sucessão de Castex, foi eleito Presidente da COCAL para o período de 1988 à 1989.

Sua presidência na COCAL foi marcada pela realização dos congressos da entidade em Havana (Cuba) e Montevidéu (Uruguai).

No ano de 2008, pela primeira vez o Grande Prêmio Cocal, foi outorgado postumamente. E o homenageado foi seu ex-presidente Lourenço Mazzucca.