Internacional - CADEIRA 01 - DOMINGO HERNANDEZ PENÂ2

DOMINGO HERNANDEZ PENÃ – CADEIRA 01

DATA DE POSSE: 26 de fevereiro de 2007

Domingo Hernandez Penã (Villa de Teguise, Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha, 1935 – Teror, Las Palmas, España, 2020) foi escritor, estudioso do jornalismo e consultor de marketing político. Foi o criador da primeira Faculdade de Turismo do mundo, em São Paulo.

Morou em diversas cidades na Europa e América, fato que o aproximou da carreira de turismo. Durante muitos anos alternou residência entre São Paulo e Boston (EUA).

Em sua formação acumulou cursos de Administração Municipal, Magistério, Marketing e Comunicação e estudava, desde 2000, a imprensa digital no mundo, atuando como consultor de turismo e comunicação.

Chegou ao Brasil na metade da década de 1960, e foi assessor das Secretarias de Turismo do Município e do Estado de São Paulo, diretor do Escritório de Turismo da Espanha no Brasil que funcionava dentro da Câmara Oficial Española de Comercio no Brasil, na década de 1960. Foi ainda assessor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), consultor de veículos de comunicação e professor de turismo em diversas universidades, e com breve passagem pela companhia aérea Varig.

Apesar da diversidade de cargos ocupados no Brasil, o espanhol Domingo Hernández Peña ficou mais conhecido por um feito inédito: a criação e estruturação do currículo, em 1971, do primeiro curso superior de turismo no Brasil (pioneiro também do mundo), na então Faculdade de Turismo do Morumbi, hoje Universidade Anhembi-Morumbi, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa.

Domingo Hernándes Peña foi eleito Acadêmico-Correspondente fundador da Cadeira 01 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2006.

Foi autor de diversos livros na área de turismo, como Análise da Oferta Turística (1974), pela Editora Rio; Teoria e Sociedade vl 09, editado pela UFMG; Metodologia para Utilização do Conhecimento Turístico (1974), pela Editora Rio; e Racionalização da Oferta Turística (1974), pela Editora Rio.