DATA DA POSSE: 26 de novembro de 2011
Sergio Medina Pasqualin (São Paulo, 13 de janeiro de 1951 – São Paulo, 15 de agosto de 2018), era formado pela Faculdade de Administração de Empresas ESAN, cursou Administração de Empresas na New York University e Marketing na Georgia University. Realizou cursos na Fundação Getúlio Vargas de Negociação, Gestão da Transformação Organizacional, Direção Estratégica e Planejamento Empresarial.
Começou sua vida profissional como vendedor de fundo de investimentos, com 18 anos. Depois passou a gerenciar uma rede de lavanderias que tinha oito lojas e uma usina. Em 1975, um ano após assumir o cargo, e ainda cursando o último ano da faculdade, ampliou a rede para trinta lojas. Ainda em 1975 é contratado pela rede de lojas de departamentos C&A, que estava procurando um perfil de recém-formados que tivessem tido experiência no exterior para montar o seu primeiro time de executivos. Em agosto de 1976 foi aberta então a primeira loja no Shopping Ibirapuera. Pasqualin permaneceu na C&A por quatro anos, até ser convidado para trabalhar como Gerente Geral do Shopping Iguatemi. De lá passou para a Casa Moisés, uma rede de cama mesa e banho, e depois foi convidado para ser Gerente de Operações para o Brasil da Sandiz, loja de departamentos do Grupo Pão de Açúcar. Quando a Sandiz foi vendida para um grupo holandês, foi convidado para ser Gerente de Expansão do Grupo Pão de Açúcar, onde permaneceu por quatro anos.
Em 1993 passa a atuar na indústria de Viagens e Turismo, quando assumiu o cargo de Diretor Superintendente do então recém inaugurado Expo Center Norte, onde ficou até 2015. Ao longo destes 22 anos, foi responsável pela implantação, gerenciamento e expansão do complexo de feiras e congressos, que ao final de sua gestão já contava com cinco pavilhões de feiras e exposições e um centro de convenções, somando mais 100 mil m2 de área construída.
Sergio Pasqualin integrava o Hall da Fama do Prêmio Caio desde 2013, ano em foi eleito pela terceira vez Grand Prix Prêmio Caio (2010, 2011 e 2013).
Sua preocupação permanente era com o futuro, liderando os principais movimentos do setor, como na luta pela captação da Expo 2020, criação do projeto Diálogo com os Candidatos a Prefeito em 2016, Marco Comemorativo dos Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna.
Em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 30, tomando posse no dia 26 de novembro do mesmo ano, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Pasqualin presidiu a Academia Brasileira de Eventos e Turismo por dois mandatos, nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.
Preocupado com a formação profissional dos estudantes, a marca principal da gestão de Pasqualin na ACADEMIA foi o Projeto Educacional de Atividades Monitoradas junto a Empresas Nacionais e Internacionais, que proporcionou a oportunidade de uma dezena de jovens estagiarem em centros de convenções, promotoras de feiras e montadoras de estandes no Brasil e, ainda, um estagio em centros de convenções na Alemanha, Estados Unidos e Portugal. Com o projeto, Pasqualin visava a “reforçar uma política de estágio com empresas nacionais e internacionais de expressão no setor, de modo a propiciar aos futuros profissionais, e possíveis novos empreendedores, a tão necessária exposição a outras culturas, a novos conteúdos e ambientes organizacionais, que resultem na solidificação de suas capacidades técnicas e excelência de atuação junto aos cenários globalizados de qualquer país”.
Seu último projeto na ACADEMIA, do qual foi um dos maiores entusiastas, foi o estudo Brasil 2030 – Eventos e Turismo, que teve seu lançamento em agosto de 2018, durante o evento Academia Fórum, ao qual infelizmente ele não pode estar presente, mas no qual foi lembrado por todos. Em depoimento à Revista Eventos, Pasqualin declarou: “Com vistas a 2020, precisamos lutar para que as mudanças estruturais aconteçam, visando a uma revisão do custo Brasil, criando condições a médio prazo de competir em nível global, tendo como objetivo principal um planejamento envolvendo a área de educação, que trará reflexo positivo em todos os setores da economia”.
Cerimônia de Posse
Sérgio Medina Pasqualin tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2011, pelas mãos de Carlos Baumgart, filho de Curt Otto Baumgart, Patrono da Cadeira nº 30. A cerimônia foi prestigiada com a presença do ex-Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia.
ATUAÇÃO NA ACADÊMIA BRASILEIRA DE EVENTOS
Posse como Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em 2014. Homenageando o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em 2014 Homenageando o publicitário Nizan Guanaes, em 2015 Em sua última participação em evento da ACADEMIA, em 2017
GALERIA DE FOTOS
Em 2010, recebendo seu primeiro Grand Prix Prêmio Caio Em 2011, recebendo seu segundo Grand Prix Prêmio Caio Em 2013, recebendo seu terceiro Grand Prix Prêmio Caio Em 2002, no Prêmio Caio, ao lado de Curt Baumgart, Patrono da Cadeira 30