DATA DE POSSE: 26 de fevereiro de 2007
Guilherme de Jesus Paulus (São Paulo, 10 de julho de 1949) é fundador e Presidente do Conselho de Administração da operadora CVC, e da da GJP Participações, que controla a GJP Hotéis & Resorts. É formado em Administração de Empresas.
Iniciou sua trajetória profissional cedo: aos 14 anos, por ter repetido de ano, seu pai o colocou para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Assim, trabalhou numa loja de zípers, e depois como contínuo na Philips. Com 18 anos conseguiu um estágio na IBM, o que permitiu guardar dinheiro e fazer uma viagem para a Europa. Quando retornou, foi trabalhar na Casa Faro Turismo.
O capítulo seguinte Guilherme Paulus contou em uma entrevista. “Um dia, fui acompanhar um grupo numa viagem de navio no qual estava o deputado federal Carlos Vicente Cerchiari, de Santo André. Nessa viagem criei várias gincanas, brincadeiras, bingos etc., o que impressionou o deputado, que insistiu muito para que eu montasse uma agência de viagens com ele“. Nascia assim, em 1972, a CVC, como uma pequena agência de turismo localizada na cidade de Santo André.
Hoje a CVC é conhecida como a maior operadora de viagens da América Latina e a maior rede de varejo de turismo do Brasil. Em 2009, Guilherme Paulus foi um dos responsáveis pela negociação que envolveu a venda de parte da CVC ao Carlyle Group, fator fundamental na expansão da marca. Em 2013, a empresa abriu seu capital na bolsa de valores.
Em 2005 funda a GJP Hotels & Resorts, considerada uma das principais redes da hotelaria nacional.
Em 2006, adquiriu a companhia aérea Webjet, que chegou ao posto de terceiro maior negócio do ramo no Brasil. Em 2011, vendeu a Webjet para a Gol Linhas Aéreas.
Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau; vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV Nacional – Associação Brasileira de Viagens; e chairman do Grupo GJP, que controla a GJP Hotels & Resorts e a GJP Construtora e Incorporadora.
É membro do Conselho Nacional de Turismo e Membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.
Foi eleito Acadêmico Fundador da Cadeira nº 14 em 2007 e tomou posse como membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no dia 26 de fevereiro de 2007, em cerimônia realizada no então Caesar Park Vila Olímpia, hoje Pullman São Paulo Vila Olímpia.
RECONHECIMENTO
A contribuição de Guilherme Paulus para o desenvolvimento do turismo vem
sendo reconhecida pela sociedade em geral e por governos internacionais. Em
2012, foi homenageado pelo Governo Francês, pela contribuição ao
desenvolvimento e promoção do turismo na França. Também já foi homenageado pelas
prefeituras de Cancun (México), Isla Margarita (Venezuela), Miami (Estados
Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina).
No Brasil foi eleito “Executivo de Valor“, pelo jornal Valor Econômico; e “Empresário Revolucionário das Relações de Consumo“, conforme a revista Consumidor Moderno.
Em 1990 foi eleito Empresário do Ano pela ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André. Por três anos consecutivos, 2003, 2004 e 2005, recebeu o título de Personalidade do Ano, pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril; Recebeu ainda o Top of Mind em São Paulo e região do ABC e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por presidir a marca mais lembrada por seus habitantes. Em 2004 recebeu o Troféu Pantanal na 11ª Festa Internacional do Pantanal.
Em 2005 foi homenageado pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio com a distinção de “Menção Honrosa” por sua contribuição para o turismo e para o segmento de eventos no Brasil. No ano seguinte recebeu o título de Membro Honorário da Academia do Empreendedor INEMP, concedido pela Ernst & Young.
Por dois anos consecutivos Guilherme Paulus foi reconhecido pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE: em 2009 com o Prêmio LIDE de Empreendedor do Ano, e em 2011 com o troféu Líder na Indústria do Turismo pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE).
Mais recentemente, em 2016 foi eleito Personalidade do Ano pelo Skal São Paulo, e em 2018 foi homenageado nos 30 anos do Festuris – Festival de Turismo de Gramado.
Recebeu da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia o título de Grão Mestre da Ordem do Mérito da Bahia, no grau de Comendador. Em 2006 recebeu do Governo de Alagoas a Medalha de Honra ao Mérito Marechal Floriano Peixoto, e da Câmara Municipal de Bento Gonçalves a Medalha Aristides Bertuol. Em 2012 recebeu do Governo de Minas Gerais a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. O executivo também coleciona uma série de títulos de Cidadão Honorário municipais (Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Gramado, Natal, Recife, Salvador e Santo André) e estaduais (Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro).
O executivo é considerado um dos maiores empresários da indústria de turismo e é membro do Conselho Nacional do Turismo desde 2003, sendo o único empresário do setor a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES do Governo Federal, que ocorreu entre os anos de 2012 e 2016.
2007 – Cerimônia de Posse
Cerimônia de posse de Guilherme Paulus na Academia Brasileira de Eventos e Turismo
GALERIA DE FOTOS
Em 1972 funda a CVC Em 2018, durante reunião do
Conselho Nacional de Turismo
Em 2005, sendo homenageado pelo Prêmio Caio Em 2012, homenageado pela Atout France
Em 2016, sendo homenageado pelo Skal São Paulo Em 2018, sendo homenageado pelo Festuris