anya-ribeiro-de-carvalho–cadeira-13

ANYA RIBEIRO DE CARVALHO – CADEIRA 13

Formação multidisciplinar – bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará; Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará; MBA em Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade de Brasília. Tem 48 anos de experiência profissional em vivências integradas simultâneas de gestão pública e gestão privada, nos campos da educação, arquitetura, urbanismo, administração, turismo e eventos.

CARGOS EXERCIDOS AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ
Cargo: Presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (2019 – 2020).
Área de Atuação : Integração de Políticas Públicas com o Turismo e Eventos; Gestão de Alianças e Parcerias entre cadeias dos setores produtivos do Ceará, com o Turismo e Eventos;
Desenvolvimento de Articulações e Cooperações dos setores de Turismo e Eventos com as Secretarias Estaduais, Câmaras Setoriais e Entidades Empresariais; Fortalecimento, Descentralização e Regionalização das Organizações do Turismo e Eventos no Estado; Aproximação das Instituições de Ensino Superior com o Mercado através das Entidades do Turismo e Eventos.


INSTITUIÇÃO: MINISTÉRIO DO TURISMO (2003 a 2007) Cargo: Diretora de Planejamento e Avaliação – Ministério do Turismo (2003 – 2007).

Área de Atuação: Políticas Públicas, Planejamento, Gestão Institucional Descentralizada, Conselho Nacional do Turismo – Entidades Nacionais, Sistema de Monitoramento e Avaliação do PNT, Alianças e Parcerias, Estruturação de Governanças para o Turismo Macrorregional com organização de agências.

INSTITUIÇÃO: SECRETARIA DO TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ.

Cargo: Secretária de Estado do Turismo – Governo do Ceará. (1995 – 2000).

Área de Atuação: Planejamento e Programas Estratégicos, Política Pública, Gestão Institucional, Programas de Investimento com recursos Internacionais-PRODETUR, Regionalização do Turismo, Parcerias e Alianças, Protocolos e Parcerias Nacionais e Internacionais, Infraestrutura e equipamentos Turísticos, Marketing dos Destinos, Comunicação, Qualificação Profissional, Pesquisas para Monitoramento e Avaliação dos produtos, mercados e destinos.

DESTAQUE PARA O SETOR DE EVENTOS: Sendo a SETUR uma institucionalidade que iniciava a sua primeira gestão, o setor de Eventos teve importância estratégica para as relações públicas e privadas do marketing e da comunicação do destino Ceará.
Ações bastante diversificadas foram realizadas com a nossa orientação e coordenação.

COMISSÃO DE TURISMO INTEGRADO DO NORDESTE (1998/2000)
Cargo: Vice Presidente
Área de Atuação: Coparticipação da gestão em apoio ao Presidente e Secretário Executivo nos processos e projetos decididos pelo colegiado constituído pelos Secretários de Secretarias Estaduais e Presidentes de Empresas de Turismo dos estados do Nordeste.

EMPRESA JG PARTICIPAÇÕES LTDA. (1983-1989)
Cargo: Coordenadora Técnica JG Participações – Projeto Porto das Dunas Beach Park (1983 – 1989).
Área de Atuação: Coordenação da equipe de acompanhamento Turístico Urbanístico, realizando análise e parecer técnico das demandas de intervenção, construção e aprovação, em cumprimento à lei de uso e ocupação do solo do território compreendido pelo projeto Urbanístico Turístico da área do Porto das Dunas-Beach Park, Etapas I, II, III e IV.

INSTITUIÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (1972-
1976)
Cargos: Assessora de Projetos Especiais (1972); Assessora Técnica do Gabinete do Prefeito Vicente Fialho (1973); arquiteta e Diretora do Departamento de Planejamento Integrado da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (1973); Diretora Departamento Planejamento Urbanístico da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano/ (1976).


INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1973-1977).

Cargo: Concursada em 1º lugar para docência nas disciplinas de Planejamento Urbano e Regional do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
INSTITUIÇÃO: ARC Consultoria Empresarial (1979 a 2020)
Cargo: Sócia-Diretora Responsável Técnica

SERVIÇOS DE CONSULTORIA RELEVANTES NO CEARÁ
Fundação Associação FASTEF-CE
Objeto do serviço: Diagnóstico Qualitativo do Setorial do Turismo para o Estado do Ceará, retrospectivo ao período 1987/2017, tendo como referência as dimensões territorial, social, econômica, institucional e ambiental para o projeto “Plataforma – Ceará 2050” (2018).

Personal Consultoria – CE
Objeto do serviço: Plano de Negócios para o “Geopark Araripe”- CARIRI/CE com proposta de posicionamento estratégico do equipamento como âncora do Destino Turístico da região do Cariri, incluindo Planos de Marketing e do Desenvolvimento territorial para o turismo dos Municípios do Cariri, Ceará. (2015).


Associação dos Hotéis e Pousadas do Município do Trairi

  • CE Objetivo do Serviço: Programa de Estruturação e
    Qualificação do Turismo com Foco no Segmento de Negócios e
    Eventos – PEQ Turismo Trairi. (2009)
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE/CE. Objetivo do Serviço: Projeto Cidade Referência –Jericoacoara, Destino Turístico no Segmento de Sol e Praia (2008).
  • Objetivo do Serviço: Criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Distrito de Jericoacoara/CE – ADETUR (2008).
  • Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará
    SEPLAN/IPLAN-CE
    Objetivo do Serviço: PRODETUR/CE – Programa Regional de Infraestrutura de Obras Múltiplas e Fortalecimento Institucional para a Região do Litoral Oeste de Fortaleza, financiado pelo BID (1992/1994).
    Objeto do serviço: PRODETURIS/CE-Programa de
    Desenvolvimento do Território Litorâneo, Área Prioritária de 573 km
    de costa integrando 23 municípios- sistemas ambientais, viário, transportes, saneamento, energia, comunicação e turismo (1989/1990).
    Objetivo do Serviço: Estudo de Implementação da 1ª fase do Projeto PROURB/CE – Planejamento para Ordenamento de Áreas Turísticas em 40 cidades de porte médio do Ceará. (1994).
  •  J. G Empreendimentos e Participação LTDA.
    Objeto do serviço: PLANO TURÍSTICO E URBANÍSTICO DA PRAIA
    DO PORTO DAS DUNAS/BECH PARK, município de Aquiraz –CE, área de 1.600 hectares – Ordenamento Territorial e Turístico do Complexo Beach Park; Controle Urbanístico em parceria da J.G./Prefeitura Municipal de Aquiraz (1983 a 1990).

NO BRASIL
Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional Objeto do Serviço: Diagnóstico da Espacialização de 200 municípios do Brasil, territórios base dos Destinos Turísticos Âncoras para o Desenvolvimento Regional do Turismo Nacional (2008).
Objetivo do Serviço: Definição de Indicadores, Condições Necessárias e instrumentos referenciais para o Ordenamento de Destinos Turísticos Regionais em suporte à malha aérea regional para o desenvolvimento descentralizado da atividade sustentável do turismo no país (2008).

Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras

  • Objetivo do Serviço: Diagnóstico para o Ordenamento e Estruturação do Desenvolvimento Turístico do Município de São Bernardo do Campo / SP com foco no setor de eventos (2009).
    Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural – ACETER
    Objetivo do Serviço: Projeto Europa das Tradições – Uma Visão Transatlântica (2002).

Federação da Universidade Federal do Paraná / FUNPAR
Objetivo do Serviço: Plano de Manejo Turístico do Parque Estadual de Vila Velha – Paraná (2002).

Fundação Comissão do Turismo Integrado do NE – CTI/NE.
Objetivo do Serviço: Planejamento Estratégico da Fundação CTI/NE (2003)
Objetivo do Serviço: 1ª Missão Empresarial do Nordeste ao Turismo no Espaço Rural e Natural de Portugal. (2003).

Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT Agência Espacial Brasileira – AEB / PNUD.
Objetivo do Serviço: Planejamento Regional da Baixada Maranhense focado no portão de entrada da aéreo, município de Alcântara / criação dos Roteiros Turísticos de Alcântara (2002-2003).

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RN
Objetivo do Serviço: Planejamento Estratégico para Interiorizar e Descentralizar o Desenvolvimento do Espaço Territorial Regional do RN na vertente da Economia e Indústria do Turismo (2001-2002).

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE-PB
Objeto do serviço: Planejamento Estratégico para Descentralizar o Desenvolvimento do Territorial Regional na vertente da Economia e Indústria do Turismo dos Municípios da Paraíba. (2001-2002).

Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Maranhão – MARATUR
Objetivo do Serviço: PRODETUR/MA – Planejamento Regional da Região do Litoral do Maranhão, para candidatura do Estado ao PRODETUR/NE, financiado pelo BID (1994).
Objeto do serviço: PROTURIS/MA-Planejamento Regional do Litoral do Maranhão (1992).