Eduardo Sanovicz

EDUARDO SANOVICZ – CADEIRA 12

DATA DE POSSE: 17 de fevereiro de 2006

Eduardo Sanovicz (Santos, 29 de janeiro de 1960) é ex-presidente da Embratur e atual presidente da ABEAR.

Graduado em História, é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É Professor Doutor do Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – Universidade de São Paulo.

Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de Marketing e Turismo.

Com quase três décadas de bons serviços prestados para políticas públicas do turismo nacional, iniciou suas atividades na Prefeitura Municipal de Santos, onde foi Diretor de Turismo entre 1993 e 1996.

Em abril de 1997 assume como Diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau, onde permanece até dezembro de 2000. O cargo levou Sanovicz a participar de marcos como a consolidação do Room Tax, o Plano de Promoção e Marketing para a cidade e o Programa de Captação de Eventos Internacionais que colocou a capital paulista na liderança brasileira em eventos, segundo ranking da ICCA – International Congress & Convention Association.

Em janeiro de 2001 é nomeado Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, exercendo a função até janeiro de 2003.

Entre 2001 e 2007 foi Vice Presidente da ICCA – International Congress & Convention Association.

Pelo trabalho inovador a frente da Anhembi Turismo e por sua atuação como presidente da ICCA, foi eleito Grand Prix Prêmio Caio 2002.

Em 2003, ele aceita atuar na presidência da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo a convite de Walfrido dos Mares Guia – primeiro Ministro do Turimo que o governo Lula havia desvinculado de outros temas, tornando exclusiva para a promoção do Turismo – e promove uma reestruturação na forma de atuação da entidade. Foi responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Merecem destaque ainda para ações como orçamento para promoção internacional – que permitiu saltar de 14 para 65 eventos ao ano – e o estabelecimento dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) nos principais mercados do exterior

Em 2006 participou da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ocupando a Cadeira nº 12. É membro bastante atuante da Academia, tendo ocupado a função de Suplente do Conselho Fiscal da primeira diretoria da instituição, membro do Conselho Fiscal por duas gestões, inclusive a atual (2014-2016, 2018-2020 e 2020-2022) e Presidente do Conselho Fiscal na gestão de José Wagner Ferreira (2012/2014).

Assume em agosto de 2006 como Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, maior promotora de feiras do país.

Em 2012 é contratado para desenhar e presidir o que seria a ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, cargo que exerce até o momento.

2006 – Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Eduardo Sanivicz na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

2011 – Mérito Acadêmico à Walfrido dos Mares Guia

Eduardo Sanovicz durante a cerimônia de entrega do Mérito Acadêmico ao ex-Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia