Cadeiras Nacionais
FRANCISCO (CICCILLO) MATARAZZO SOBRINHO – CADEIRA 01
Industrial e mecenas, foi fundador do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e da Bienal Internacional de São Paulo.
MODESTO MASTROROSA – CADEIRA 02
Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ABAV São Paulo, em 1959, presidente da ABAV Nacional (1983 e 1989), do Sindetur/ SP e do Clube Atlético Juventus, em São Paulo. Fundou sua agência de viagens, a Tour Brasil, em 1943 e especializou-se em turismo rodoviário.
LOURENÇO ANGELO MAZZUCCA – CADEIRA 03
Foi presidente da ABEOC Brasil por duas gestões e presidente da COCAL. Lutou pela regulamentação da profissão de organizador de eventos e pela obrigatoriedade da realização de comgressos por OPCs – Organizadores Profissionais de Congressos.
ABELARDO FIGUEIREDO – CADEIRA 04
Foi produtor teatral de espetáculos musicais. Foi secretário do Teatro de Arte do Rio de Janeiro e fundador do Teatro de Alumínio. Pioneiro da televisão no Brasil, trabalhou para a TV Tupi, TV Rio, TV Excelsior, TV Continental e TV Bandeirantes.
ROLIM AMARO – CADEIRA 05
Rolim Amaro foi o fundador da TAM Linhas Aéreas, atual LaTam Linhas Aéreas, maior companhia áerea do Brasil. É Patrono da Cadeira nº 05 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
RUBEN BERTA – CADEIRA 06
Ruben Martin Berta, conhecido como Ruben Berta, nasceu em Porto Alegre, em 1907. Aos 19 anos de idade, torna-se o primeiro funcionário registrado da iniciante Varig, companhia aérea fundada por Otto Meyer,onde…
MAGDALA CASTRO – CADEIRA 07
Fundadora da revista Hotelnews e da Equipotel – feira anual da maior importância para o setor hoteleiro. Magdala dedicou-se de corpo e alma à hotelaria, acompanhando e colaborando estreitamente com a realização dos congressos e convenções da classe, apoiando e divulgando todas as suas iniciativas na revista.
JUSCELINO KUBITSCHECK – CADEIRA 08
Presidente do Brasil de 1956 à 1961, Juscelino Kubitschek (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um dos mais importantes políticos brasileiros. Inaugurou um estilo de atuação inteiramente novo e caracterizou-se por construir em torno de si uma aura de simpatia e confiança.
OTHON LINCH BEZERRA DE MELLO – CADEIRA 09
Industrial e político de sucesso, fundou a Rede Othon, que até o final do século XX foi a maior rede hoteleira brasiileira, com hotéis como o Rio Othon Palace que por muitos anos foi um dos cartões postais da Praia de Copacabana. Ainda em vida foi reconhecido como reconhecido como o Mecenas Brasileiro do Século XX.
JOEL ANDRADE LOES – CADEIRA 10
Foi jornalista, pioneiro no segmento do Turismo. No jornal O Estado de São Paulo participou da implantação do Suplemento de Turismo, atual Caderno de Viagem, do qual chegou a ser Editor-Chefe. Foi também Editor do Jornal Panrotas.
ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA – CADEIRA 11
Brasileiro, paulistano, nascido na Praça da Sé. Formado pela New York University School (USA), foi vereador em São Caetano do Sul (SP), presidente da Federação e Centro…
ROBERTO GHELER – CADEIRA 12
Foi presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau de 1994 à 2004. faz parte da diretoria da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – SP, e dos conselhos deliberativos da Associação Paulista Viva, da Associação Viva o Centro, da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil e do Hospital Albert Einstein.
MANOEL FIGUEIREDO CASTRO – CADEIRA 13
Idealizador e primeiro presidente da Bahiatursa – Empresa de Turismo da Bahia. Foi Secretário da Indústria e do Comércio do Governo da Bahia (1979 à 1983), deputado federal pelo estado da Bahia por quatro mandatos (1986 à 1998) e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (2002 à 2005 – 2008 à 2009).
CAIO POMPEU DE TOLEDO – CADEIRA 14
Foi Secretário de Esportes da Prefeitura do Município de São Paulo e Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, Deputado Estadual (1971-1975) e Deputado Federal por vários mandatos (1979-1991). Ao lado de Franco Montoro, Mario Covas, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e tantos outros, foi um dos fundadores do PSDB.
EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO – CADEIRA 15
Eduardo Ribeiro, maranhense de nascimento, governador do Estado entre 1892 e 1896. Seu período de governo coincidiu com o auge…
STELLA BARROS – CADEIRA 16
Stella Oliveira Barros foi uma das pioneiras do turismo brasileira, sendo ainda no anos 50 a primeira a organizar viagens internacionais. Em 1964 funda a Stella Barros Turismo. Em 1976 calculava-se que a Stella Barros Turismo levou 12 mil visitantes a DisneyWorld.
JOSÉ RICHA – CADEIRA 17
Foi Governador do Paraná e fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tendo sido um dos organizadores e integrantes da Comissão Provisória que fundou o Diretório Estadual do MDB no Paraná. Também participou da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
OCTÁVIO GUINLE – CADEIRA 18
Octávio Guinle foi empresário brasileiro, mais conhecido por ser o fundador do hotel Copacabana Palace. Era filho do bilionário gaúcho Eduardo Pallasim Guinle e de Guilhermina Coutinho da Silva. O empreendedor foi um dos principais responsáveis por gravar o nome da família Guinle na história brasileira.
ALBERTO SANTOS DUMONT – CADEIRA 19
Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. É considerado o Pai da Aviação no Brasil. eM 1905 RECEBEU o Diploma Olímpico Nº 3. Em 1984 recebeu o título de Patrono da Aeronáutica Brasileira. Em 2006 seu nome foi incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais localizado no Panteão da Pátria.
AIRTON SENNA – CADEIRA 20
Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, campeão da categoria três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Pouco antes de sua morte, ele criou a estrutura de uma organização dedicada às crianças pobres brasileiras, que mais tarde se tornou o Instituto Ayrton Senna.
Cadeiras Internacionais
GUILHERME ANDRADE DE ALMEIDA – CADEIRA 01
Guilherme de Almeida (1890-1969) foi poeta brasileiro. O primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 15. Era membro da Academia Paulista de Letras
MAYER GASTON ÂMBAR – CADEIRA 02
Foi presidente do Sindetur, fundador da Fenactur, presidente do Capítulo Brasileiro da ICCA, Fundou o Siav e fez parte, também, do conselho diretor do Woodside – Group of Travel Agents. Fundou em 1957 a Belair Viagens, agência de viagens pioneira do Rio de Janeiro.
GEORGE NORMAN KUTOVA – CADEIRA 03
Foi ainda Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Belo Horizonte, fundador e 1º Presidente da BeloTur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, idealizador, fundador e 1º Presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos, e Presidente e Delegado Regional (MG) da UBRAFE – União Brasileira de Promotores de Feiras.
ANNA MARIA MARCONDES MACHADO – CADEIRA 04
Fundadora e primeira presidente da ABEOC Brasil, em 1977. Também participou da fundação do São Paulo Convention & Visitors Bureau em 1983, sendo sua primeira Diretora Executiva. Na Embratur, foi coordenadora do Plano Nacional de Municipalização do Turismo. Pioneira, fundou um dos primeiros escritórios de organização de eventos de São Paulo.
ARMANDO DE OLIVEIRA PINTO – CADEIRA 05
Sem informações
PAULO MACHADO DE CARVALHO – CADEIRA 06
Conhecido nacionalmente com o título de Marechal da Vitória por ter sido o Chefe da Delegação Brasileira na conquista de duas Copas do Mundo: 1958 e de 1962. Foi fundador de um grupo de comunicação que incluia a Rádio e TV Record, e a atual rádio Jovem Pan. Foi presidente da Federação Paulista de Futebol, e da nome ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
ALDO LEONE – CADEIRA 07
Aldo Leone veio para o Brasil em 1936 desembargando em Santos. Em 1953, Aldo Leone montou uma agência de receptivo em Santos, a Agência Auxiliar de Turismo (Agaxtur). Nesta época, os navios paravam no país apenas para paradas técnicas e não havia quem oferecesse serviços aos tripulantes em trânsito.
OMAR GUAZELLI – CADEIRA 08
A atuação profissional de Omar Guazzelli no mercado de feiras se iniciou nos anos 70, na Alcântara Machado, como diretor de diversas feiras. Em 1975, criou a Guazzelli Associados com o objetivo de desenvolver o segmento de feiras setoriais especificas.